Realme segue a OPPO e OnePlus. Marcas em 'risco' na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A disputa de patentes que já obrigou a OPPO e a OnePlus a suspender a venda de smartphones no coração de Europa acaba de fazer outra vítima. Tudo indica que a fabricante custo / benefício, Realme, seguirá as passadas das demais marcas integrantes do grupo BBK.

Recordamos que tal como a OPPO e a OnePlus, também a Realme pertence ao consórcio ou grupo empresarial BBK Eletronics. Ora, como será certamente do conhecimento dos leitores 4gnews, em 2021 a Nokia colocou a OPPO no banco dos réus na Alemanha.

OPPO, OnePlus, Vivo e Realme pertencem ao grupo BBK

Realme

Entretanto, a instância judicial acabou por obrigar a fabricante chinesa a suspender as vendas na nação germânica. Como tal, além de saírem das lojas físicas, também seriam suspensas todas as vendas de smartphones através da loja online da marca.

Mais ainda, enquanto sub-marca da OPPO, a OnePlus sofreria uma mesma sanção judicial, sendo obrigada a parar de vender telemóveis na Alemanha. A medida ditou o fim das vendas para ambas as marcas, aplicando-se agora o mesmo à Realme.

Segundo avança a publicação Nextpit, a filial europeia da Realme terá revelado à redação que, após negociação interna e perante a pendência da ação judicial com a Nokia, as vendas na Alemanha abrandaram significativamente.

Litígio com a Nokia entregue aos tribunais da Alemanha

Não obstante, a marca chinesa ainda aguarda por boas notícias relativamente à ação judicial em apreço. Tudo se resume, recordamos, às patentes de tecnologia 5G e comunicações pertencentes à Nokia que não terão sido devidamente licenciadas.

Dito isto, apesar de a Realme não ter dito explicitamente que está de saída da Alemanha, certo é que deu a entender a forte possibilidade de tal desfecho. Aliás, seria algo que não nos surpreenderia perante toda a factualidade que acabamos de explicar.

Em causa está uma ação judicial (vulgo processo em tribunal) que acusa a OPPO e a OnePlus de violar patentes pertencentes à Nokia sobre tecnologia de redes 4G e 5G. O caso foi entregue aos tribunais da Alemanha e está ainda a correr os seus termos.

Violação de patentes pertencentes à Nokia no cerne da questão

Mais recentemente, em agosto de 2022, um tribunal de 1.ª instância deu razão à Nokia, obrigando a OPPO e a OnePlus a cessar as vendas de smartphones na Alemanha. Amas as marcas acataram a sentença e pararam de vender telemóveis nesse país.

Perante uma violação das patentes de tecnologias 4G e 5G essenciais para o normal funcionamento dos dispositivos móveis, e cumprindo com o estipulado pelo tribunal, este mercado deixou de ser lucrativo para estas empresas chinesas.

Agora, também a publicação Nextpit, sugere que a Realme tomará um mesmo curso, saindo do mercado alemão. Além disso, refere a forte possibilidade de a marca sair também da Itália, Polónia, Espanha, região dos Balcãs, entre outras regiões na Europa.

Aliás, recordamos que também a Vivo seguiu uma mesma via ao sair, ainda recentemente, da Alemanha. Resta assim um mercado gigante em aberto para a maior concorrente do grupo BBK, a tecnológica liderada por Lei Jun, a Xiaomi.

Now, Nokia lawsuit forces Realme to exit the German market after Oppo, OnePlus and Vivo. 😉Germany is now BBK FREE pic.twitter.com/dGfGFfrCT1

— Abhishek Yadav (@yabhishekhd) 20 de junho de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.