Jornada Mundial da Juventude: Consumo de estrangeiros dispara 18%

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Jornada Mundial da Juventude voltou a colocar Portugal nas boas do Mundo. A escala e repercussão do evento catapultou Lisboa e vários outras urbes do país para o resto do mundo. Porém, importa também perceber como se estão a "portar" os peregrinos no que ao consumo diz respeito. Para tal, é aqui valioso o contributo da SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços).

Posto isto e no sentido de contribuir para a identificação de alterações nos hábitos de consumo dos portugueses, em períodos específicos como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A propósito, a SIBS divulga um conjunto de indicadores e dados agregados em formato de infografia, de forma clara e factual, e com comparativos com períodos anteriores.

SIBS regista alterações nos hábitos de consumo em Portugal

Jornada Mundial da Juventude SIBS
Crédito: SIBS Analytics

Tal como se pode verificar na infografia em anexo, e com base nos dados do SIBS Analytics, na semana anterior à Jornada Mundial da Juventude, ou seja, de 26 a 31 de julho de 2023.

Isto nas cidades em que ocorrem diversas atividades nas Dioceses nacionais, as operações com cartões de estrangeiros na Rede MULTIBANCO aumentaram 18%. Isto face ao período homólogo (27 de julho a 1 de agosto de 2022).

Podemos assim constatar que esta evolução contribuiu para um crescimento global do número de operações na Rede MULTIBANCO, em todo o território nacional, de 6%.

Numa outra tónica, ao analisar a origem dos cartões de estrangeiros, é possível perceber que, os países com maior crescimento no número de operações face ao período homólogo foram o México (+147%). Seguindo-se a Austrália e Singapura (ambos com +142%).

Segue-se a Nova Zelândia (+126%) e República da Coreia (+125%). A propósito, podem ver também o .PDF com a infografia da SIBS.

Jornada Mundial da Juventude dá novo impulso à economia nacional

Jornada Mundial da Juventude

Tal como aponta a própria SIBS, se analisarmos apenas os países onde decorreram as últimas cinco edições das JMJ (Panamá, Polónia, Brasil, Espanha e Austrália), verificamos que o crescimento médio do número de operações é de 25%.

Ou seja mais 7 pontos percentuais do que o total de operações efetuadas com cartões estrangeiros no período em análise. Trata-se, portanto, de um crescimento bastante significativo desta modalidade.

No que toca aos países que organizaram as cinco edições anteriores da JMJ, é visível que, neles todos, se verificaram mais visitantes do que no período homólogo. Na prática, com uma variação total de +25%. Além disso, é de destacar um aumento expressivo de +276% de visitantes do Panamá.

Em Portugal as transações aumentaram em 57% segundo a SIBS

Jornada Mundial da Juventude

Analisando os principais destinos dos participantes da JMJ no território nacional. Mais concretamente nos dias com atividades nas diversas Dioceses nacionais que antecedem o evento, verificou-se um aumento de 57%. Istono número de transações de visitantes em Santarém (distrito onde se enquadra o Santuário de Fátima).

Este aumento foi de 26% em Coimbra e de 23% em Évora, cidades que também registaram um novo afluxo de peregrinos.

Mais ainda e como curiosidade, é ainda de sublinhar que no período em análise Portugal recebeu visitantes de países que não estavam em território nacional na semana anterior (entre 19 e 25 de julho).

Países como a Anguila, Belize, Ilhas Cook, Ilhas Salomão, Jibuti e Nova Caledónia. Inclui-se aqui também a República Centro-Africana, Saint Vincent And The Grenadines, Samoa, Samoa Americana e Vanuatu.

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Rui Bacelar
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O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.