Google toma medidas para aumentar segurança dos utilizadores

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Tal como foi anunciado previamente, a Google garantiu que iria colocar por defeito a autenticação nas contas de utilizadores selecionados. Esta quinta-feira, deu-se mais um passo nesse sentido.

Embora sem um prazo definido, a Google vai iniciar o processo de envio de notificações para os utilizadores. Estes poderão escolher qual o equipamento que desejam que possa ser o fator extra de segurança para a sua conta.

Autenticação de dois fatores por defeito é um passo em frente

Mesmo que tenhas uma palavra-passe que consideres segura, a autenticação de dois fatores dá-te ainda mais proteção. Esta é normalmente confirmada por uma app ou SMS, e dá aos utilizadores uma forma de confirmaram que se estão a ligar.

Até à data, tudo funciona de forma (talvez) demasiado simples. Isto porque a cada novo login, confirmamos apenas no smartphone que nos estamos a ligar de um outro dispositivo à conta.

O objetivo é não só diminuir ou eliminar cada vez mais o uso de palavras-passe diariamente, como também prevenir que as tuas informações pessoais caiam nas mãos erradas.

Segundo a Google, 66% dos americanos admitem usar a mesma password em múltiplos sites. Esta atitude não é de todo a mais aconselhado, sendo o ideal uma password para cada serviço.

Com essa prática, torna-se imperativo usar serviços onde guardas todas as palavras-passe, e tens aí apenas “palavra-passe mestra”. Falamos de serviços como 1Password ou o LastPass que se figuram como boas alternativas para esse efeito.

Editores 4gnews recomendam:

  • Relógios Google ganham nova vida com aplicação oficial
  • OnePlus Watch recebe a característica mais desejada em atualização
  • Xiaomi Mi Pad 5: um dos segredos do tablet foi revelado
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.