Análise - Far Cry 5, o mais irreverente da série da Ubisoft (Gaming)

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 3 min.

Desde Far Cry 3 (FC3) que tenho acompanhado cada lançamento da série da Ubisoft. Com Far Cry 4, reconheço, tinhas basicamente outro FC3 num cenário diferente (até Primal foi um bom spin-off).

No entanto, a série estava lentamente a perder o foco. Com Far Cry 5 (FC5), revitalizou alguns dos aspectos mais importantes e adaptou-os ao “standard” atual. Será que a Ubisoft conseguiu renovar a série com esta nova iteração?

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O jogo decorre numa cidade fictícia em Montana. Como sempre, cabe-te a ti libertar territórios, capturar postos avançados e caçar o grande vilão. Existem algumas mudanças importantes em no título gaming.

Em primeiro lugar, acabaram as cintas e pochetes para “crafting”. Em vez disso, tens agora desafios. Por cada desafio, ganhas pontos de habilidade, que podem ser gastos num slot de armas adicional ou em novos movimentos.

Far Cry 5 é o título que revitaliza a série!

A única coisa que podes, digamos, “criar”, são reforços temporários. Ao contrário de Far Cry Primal, a “skilltree” é significativa e, francamente, bem pensada.

O dinheiro acaba por ser dos aspectos mais importantes neste jogo. Por cada quest completa, recebes dinheiro que pode ser gasto em armas, upgrades para estas, roupas, carros, barcos, helicópteros e até mesmo aviões (mas a maioria destes acabam por ser bastante dispendiosos…). Muitos deles até podem ser desbloqueados através de missões. Portanto não vale a pena investires nestes últimos.

A componente da caça, apesar de presente, acaba por perder a importância comparativamente aos jogos anteriores. Existe uma abundância de pontos de pesca, com peixes diferentes para pescar, que podem ser vendidos em troca de dinheiro.

Começas com um mapa vazio, podendo ampliá-lo explorando este ou através de “mini-maps” que mostram a localização de diferentes animais, colecionáveis ou pontos de pesca. Existe, inclusive, um “monte” (grande mesmo!) de “side-quests” onde recebes pessoas de todo o mundo.

Um jogo que trouxe novo fôlego à Ubisoft no mundo Gaming!

Em Far Cry 5 temos nove personagens principais que irão ajudar-te durante o jogo. Cada um deles é especializado num tipo de arma em específico e oferecem-te duas vantagens adicionais, ao estilo de “perks”.

Fico feliz por afirmar que nesta iteração (apesar da “trend” da Ubisoft) não encontras o modelo “pay-to-win” ao qual nos habituámos, infelizmente... Existem microtransações, sim, mas estas aplicam-se apenas a itens cosméticos. Podes adquirir a moeda de jogo (“game-currency”) para um progresso mais rápido, mas no meu caso nunca senti esta necessidade.

Há um novo modo chamado "Arcade". Aqui, os jogadores podem jogar sozinhos ou em co-op na maioria dos mapas criados por jogadores. Este modo vem, logicamente, com um editor de mapas que pode ser desafiador no início, mas tem muito a oferecer para mentes criativas.

A Ubisoft prometeu atualizações regulares, esperemos que tal seja cumprido. O Arcade está vinculado ao teu modo campanha, portanto, todas as habilidades que desbloqueaste podem ser usadas neste modo.

Far Cry 5 acaba por ser um upgrade incremental da série!

É muito divertido explorar com amigos, mas algo que acho bastante irritante é o facto de estares limitado a jogar com alguém da tua lista de amigos apenas. Não há sessões de junção aleatória. Foi uma falha dos programadores, que facilmente poderia ter sido evitada.

No geral, Far Cry 5 acaba por ser um upgrade incremental da série, nota-se que a Ubisoft decidiu jogar pelo seguro, não trazendo novidades de outro mundo. Tenho pena, pois veteranos da série poderão achar que não existe motivo para adquirir o mais recente conteúdo gaming. Se nunca jogaste Far Cry, recomendo-te o 3.º jogo da série (Far Cry 3).

Simplesmente não se justifica o preço de 60-70€ por um jogo que parece seguir o modelo de FIFA ou PES. Talvez quando estiver a menos de 20€.

Far Cry 5 recebe a pontuação final de 7/10.

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Artigo por Bruno Santos

Pedro Henrique
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