Pedir e obter a senha das Finanças de forma rápida e simples
Se precisa de obter a senha de acesso às Finanças, ou se pretende saber como alterar o seu código de acesso, siga estes passos muito simples:
1. Aceda ao Portal das Finanças e clique em "Registar-se"
1. Entre em https://www.portaldasfinancas.gov.pt e selecione "Registar-se":
2. Preencha os seus dados de identificação e clique em "registar"
Na página que lhe surge, preencha o formulário de adesão com os seus dados de identificação:
- o seu número de contribuinte (NIF) que consta de cartão autónomo (se ainda tem BI) ou do cartão do cidadão (CC);
- o e-mail e telefone surgem como opcionais, mas terá vantagens em fornecê-los (com eles pode modificar a senha, recuperá-la e receber alertas da AT por essa via);
- na "pergunta secreta" e "resposta secreta", escolha algo que sabe que não vai esquecer: o seu livro preferido, cor preferida, clube, o primeiro número de telefone, etc, etc. Esta será uma pergunta de segurança que lhe será feita se um dia esquecer ou perder a sua senha de acesso;
- a sua morada fiscal (que normalmente corresponde à sua morada habitual, e que deve estar sempre atualizada no Portal das Finanças);
- clique em "Registar";
- visualize abaixo:
Nota: Se, no formulário acima, selecionou telefone e e-mail, vai receber, depois do pedido de senha, dois códigos (ou apenas um, se escolheu só telefone, ou só e-mail):
- um código por sms, para fiabilizar o seu telefone;
- um código por e-mail, para fiabilizar o e-mail fornecido.
Estes códigos só podem ser validados / fiabilizados após receber a senha de acesso (veja mais abaixo como fazer).
A senha de acesso ser-lhe-á enviada pelo correio e costuma demorar, em média, 5 dias úteis. Se não receber neste prazo, desloque-se a um Serviço de Finanças do seu domicílio fiscal, ou ligue o n.º 217 206 707 nos dias úteis, entre as 9:00h e as 19:00h, para saber o estado do seu pedido.
Assim que a receba, poderá usá-la, desde logo, em conjunto com o seu NIF. Basta autenticar-se e escolher "Iniciar sessão":
Como fiabilizar o telefone e/ou e-mail
Depois de iniciar sessão no Portal das Finanças, com o NIF e código de acesso que recebeu, escolha "Serviços" no menu do lado esquerdo e, no "Mapa do Sítio" do lado direito, desça até "Autenticação dos Contribuintes" e fiabilize o seu telefone e/ou e-mail.
A senha de acesso pode ser enviada por e-mail?
Não, não é possível. A senha de acesso é sempre enviada pelos CTT para a morada que consta dos registos da Autoridade Tributária.
Como alterar a senha de acesso?
No Portal das Finanças, siga os seguintes passos:
- Iniciar Sessão (com NIF e palavra passe atual);
- Escolha "Todos os Serviços";
- No "Mapa do Sítio", do lado direito, desça até "Autenticação de Contribuintes";
- Selecione: "Alterar Dados de Acesso"
- Preencha o formulário indicando o seu NIF e a senha atual;
- Depois, indique a nova senha e confirme-a.
A nova senha de acesso deve conter de 8 a 16 carateres, que podem ser algarismos, letras ou outros carateres. Dado que não são visíveis os carateres que digita, tenha especial atenção com as maiúsculas / minúsculas e com algarismos.
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Se possui cartão do cidadão e vai mudar a sua morada, veja Como alterar a morada fiscal no cartão do cidadão e confirmar a alteração de morada. Mas, se não tem cartão do cidadão, pode alterar a morada no Portal das Finanças.