Há uns anos atrás, os smartwatches pareciam ser o próximo grande sucesso do mercado tecnológico. Todavia, rapidamente apercebemo-nos que tal não seria verdade, não invalidando que alguns modelos, como o Apple Watch, viessem a provar-se bastante populares.
Se ainda havia dúvidas deste paradigma, os novos dados da Strategy Analytics vêm comprovar isso mesmo. De acordo com esta agência de estudos do mercado, o Apple Watch representa agora 51% do mercado global de smartwatches.
Os dados que servem de base para o presente artigo dizem respeito ao último trimestre de 2018. Portanto, este é o retrato do mercado de smartwatches entre outubro de dezembro do ano passado.
Apple Watch continua a ser líder incontestável do mercado de smartwatches
Com efeito, o gadget da empresa de Cupertino vendeu um total de 9.2 milhões de unidades nesse período. Temos, portanto, um crescimento de 18% face ao período homólogo de 2017, onde se registou a venda de 7.8 milhões de unidades.
No entanto, estes números representam uma queda na quota de mercado que o Apple Watch reserva para si. Na verdade, em 2017, o gadget da Apple tinha uma influência no mercado global de smartwatches de 67%.
Assim sendo, esta queda na sua influência no mercado deve-se às suas concorrentes. A Samsung - sua maior rival - ocupa agora o segundo lugar deste mercado. Com efeito, a sul-coreana conseguiu ultrapassar a Fitbit e a Garmin.
Este cenário deve-se, de acordo com Neil Mawston, ao desempenho das empresas acima referidas. Segundo o diretor da Strategy Analytics, tanto a Samsung como a Fitbit melhoraram consideravelmente o seu portefólio de wearables.
Para terminar, referir o desempenho global do mercado de smartwatches, de acordo com esta agência. Assim sendo, nos últimos três meses de 2018 venderam-se 18 milhões de exemplares. Uma cifra que representa um crescimento de 56% face ao ano anterior.
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