Apple é processada devido às especificidades do ecrã dos iPhone X e XS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Disputas legais são, por estes dias, acontecimentos recorrentes para os responsáveis da Apple. Ao longo dos últimos meses têm sido vários os processos entre a empresa de Cupertino e a Qualcomm. No entanto, agora surge uma nova disputa, levantada por dois utilizadores, relativamente aos ecrãs dos iPhone X e XS.

Com a introdução do iPhone X a Apple mudou drasticamente a aparência dos seus smartphones. Por conseguinte, passamos a ter um ecrã que ocupar quase a totalidade da estrutura frontal do equipamento e ainda uma notch.

Vê ainda: Apple sofrerá uma quebra nas vendas dos seus Apple iPhone em 2019

Foi desta forma que a empresa de Cupertino entrou na moda da redução das margens dos ecrãs dos smartphones. Assim sendo, a Apple começou a publicitar os seus iPhone como sendo "apenas ecrã" na parte frontal.

Dois utilizadores não estão satisfeitos com a publicidade e especificidades dos Apple iPhone X e XS

Enquanto que muitos levam este slogan de forma natural, há quem seja minucioso o suficiente pare reparar que esta não é uma verdade absoluta. Desse modo, nasce uma nova ação judicial contra a Apple em que os ecrãs dos seus iPhone X e XS são o foco.

Em primeiro lugar, importa notar que a queixa foi submetida, esta sexta-feira, junto do Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, nos EUA. Uma queixa que para muitos poderá ser encarada como demasiada perfecionista, mas os queixosos pretendem receber o estatuto de ação coletiva.

Em segundo lugar, a base desta queixa tem que ver com a notch, resolução do ecrã e publicidade dos iPhone X, XS e XS Max, tendo o XR ficado de fora. Por conseguinte, temos alguns pontos de queixa no mínimo curiosos e alguns que até têm algum fundamento.

Um dos pontos da queixa está relacionado com o marketing produzido em torno destes equipamentos. Os queixosos argumentam que a publicidade "apenas ecrã" da Apple é tecnicamente falsa. Na verdade, continuamos a ter uma notch e algumas margens laterais, ainda que bastante diminutas.

Ainda sob o prisma da publicidade aos iPhone X, XS e XS Max, é argumentado que os wallpapers são escolhidos minuciosamente para enganar o consumidor. Estes serão escolhidos propositadamente com um fundo preto para mascarar as margens e a notch.

A resolução destes ecrã é também ponto de discussão

Em seguida, os queixoso levam a sua ira para a resolução oficial do ecrã dos smartphones da Apple. A resolução oficial é de 2436 x 1125 pixels. No entanto, estes alegam que os cantos arredondados e a notch retiram 120 pixels verticais aos publicitados.

Existe ainda a queixa de que a os iPhone X são falsamente publicitados como tendo uma resolução superior ao iPhone 8 Plus. Isto porque os ecrãs OLED utilizam a tecnologia sub-pixel. Por conseguinte, o 8 Plus contém 6.220.800 sub-pixels, ao passo que os modelos processados possuem 5.481.000 sub-pixels.

Por fim, temos ainda a dimensão oficial do ecrã do iPhone X que também não estará tecnicamente correta. A Apple publicita este smartphone como tendo um ecrã de 5.8 polegadas quando, na verdade, o mesmo terá apenas 5.6875 polegadas. Isto porque os seus cantos cortarão cerca de 1/16 de uma polegada.

Estes são apenas alguns dos pormenores que podemos encontrar na queixa submetida junto da autoridades judiciais nos EUA. Caso queiras observar a totalidade da queixa basta seguires o link da fonte deste artigo.

Editores 4gnews recomendam:

Apple. Proibição do iPhone na China trará consequências irreparáveis

Samsung Galaxy S10 Lite será o mais colorido da nova gama

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.