Apple continua líder do mercado de wearables, mas é a Huawei quem mais cresce

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
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Segundo o mais recente relatório da agência IDC, a Apple continua dona e senhora do mercado de wearables. Já a chinesa Huawei fica-se pelo terceiro posto da tabela, mas isso não a impede de ser quem mais cresceu nos primeiros três meses do ano.

Huawei regista um crescimento de 282% no primeiro trimestre de 2019

A empresa chinesa quase triplicou a sua presença no mercado de wearables só nos primeiros três meses deste ano. Segundo os dados revelados, o seu crescimento foi de 282.2% entre janeiro e março de 2019.


Este incrível crescimento está diretamente associado ao sucesso que os seus smartphones têm tido no mercado. Afinal de contas, a chinesa tem o hábito de oferecer alguns destes seus gadgets juntamente com a compra dos seus dispositivos móveis. No entanto, a incerteza que a rodeia atualmente poderá inverter drasticamente esta curva de crescimento.

Já a Apple foi quem mais vendeu em 2019. Só nos primeiros três meses do ano, a tecnológica vendou um total de 12.8 milhões de wearables em todo o mundo. Esta cifra representa um crescimento de 49.5% face ao ano passado e resulta numa quota de mercado de 25.8%.

São três os dispositivos os responsáveis por este sucesso: Apple Watch, AirPods e os headphones Beats. Dentro deste pequeno nicho, aquele que mais sucesso continua a arrecadar entre os consumidores é o Apple Watch, que se destaca claramente da sua concorrência direta.

Xiaomi e Samsung também crescem

A Xiaomi ocupa, neste momento, a segunda posição deste mercado. Sem grandes surpresas, as suas Mi Band são o principal responsável por este cenário, ao terem vendido cerca de 5 milhões de exemplares por todo o mundo.

Já a Samsung fica-se pela quarta posição, registando um crescimento de 151.6% face ao ano de 2018. Aqui temos também um vasto leque de opções, como os Galaxy Watch, Galaxy Buds e os headphones JBL.

A fechar o top-5 mundial temos a Fitbit, com uma quota de mercado de 5.9%. Este é o reflexo da venda de 2.9 milhões de wearables nos primeiros três meses deste ano. Esta empresa está cada vez mais focada no desenvolvimento de gadgets de apoio à saúde e isso permite-lhe destacar-se das concorrência.

Ao contrário dos smartphones, os wearables estão em crescimento

Por fim, notar ainda que o mercado, como um todo, foi capaz de crescer 55.2% no primeiro trimestre deste ano. Esta cifra traduz-se na venda de 49.6 milhões de dispositivos por todo o globo.

De acordo com a IDC, este crescimento deve-se à eliminação do jack de 3.5mm e da continua aposta em assistente virtuais. A agência acredita que as várias fabricantes continuarão a apostar neste tipo de gadgets para construir o seu próprio ecossistema. Desse modo, este nicho de mercado tem tudo para continuar a ter sucesso nos próximos anos.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.