Impostos

IRS automático: Como enviar a declaração passo a passo

Estão abrangidos pelo IRS automático, os contribuintes com rendimentos de trabalho dependente e pensões e também profissionais independentes que preencham determinados requisitos.

Impostos

IRS automático: Como enviar a declaração passo a passo

Estão abrangidos pelo IRS automático, os contribuintes com rendimentos de trabalho dependente e pensões e também profissionais independentes que preencham determinados requisitos.

A declaração automática é pré-preenchida pelas Finanças, a título provisório, com toda a informação necessária para a entrega do imposto, mas que deve ser validada pelos contribuintes. Abrange os contribuintes com rendimentos de trabalho dependente, e pensões (categoria A e H), com ou sem dependentes, e também os profissionais independentes que preencham determinados requisitos.

IRS automático: Como validar a sua declaração?

Veja connosco como fazer a validação e confirmação da sua declaração neste passo a passo.
  • Comece por entrar na sua área pessoal do portal da Autoridade Tributária, clicando em "Iniciar Sessão". Faça a sua autenticação com o seu número de de contribuinte e senha de acesso. Pode ainda utilizar o Cartão do Cidadão (e leitor) ou a Chave Móvel Digital para aceder a este serviço.
irs automatico 2
  • Aceda a "IRS" > "IRS Automático". Irá surgir um quadro com a identificação do agregado familiar.
irs automatico2
  • Caso o agregado seja constituído por mais do que uma pessoa, terá de assinalar no final do quadro se pretende incluir os dados do outro elemento do agregado familiar. Ao clicar sim ou não, aparece o botão para continuar.
  • De seguida, surge o quadro para autenticar os restantes elementos do agregado familiar.
irs automatico3
  • Após proceder à autenticação de todos os elementos do agregado familiar, surge um quadro com o resumo dos Rendimentos, Retenções e Despesas, que deve analisar para confirmar a informação.
  • E logo de seguida, a pré-liquidação, quer para a entrega conjunta quer para a entrega em separado, podendo neste momento escolher a opção que lhe seja mais vantajosa (no caso apresentado é indiferente).
  • Selecione a opção que pretende validar, podendo ainda escolher consignar 0,5% do seu IRS e/ou 15% do IVA suportado a uma Instituição de Solidariedade Social à sua escolha.
  • Após clicar em "Aceitar", surge o quadro final, onde deve proceder à confirmação do NIB, selecionar a caixa de verificação "Li e entendi as condições" e, finalmente, confirmar.
irs automatico7
  • Por fim aparece o último quadro onde, fazendo clique em "comprovativo", pode obter a sua declaração de IRS preenchida, para imprimir ou guardar em PDF, ou fazer click em "imprimir" e obter o comprovativo de submissão da declaração.
irs automatico7Por fim, tome nota, deixar que a submissão automática aconteça, impede-o de detetar algum erro nas contas das Finanças. Também não permite optar pela tributação conjunta, no caso de casados e unidos de facto que o pretendam (a declaração automática assume a tributação separada). Há ainda que ter em conta que, uma vez que a declaração se transforma em definitiva apenas no limite do prazo de entrega, vai atrasar o hipotético reembolso de IRS. Por fim, opte sempre pela validação.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.