Literacia financeira

Como alterar dados na Segurança Social Direta

Saiba como alterar a morada o telefone o o email através do site da Segurança Social Direta.

Literacia financeira

Como alterar dados na Segurança Social Direta

Saiba como alterar a morada o telefone o o email através do site da Segurança Social Direta.

Os dados registados na Segurança Social devem manter-se atualizados. A morada, o número de telemóvel, o e-mail ou o IBAN da sua conta bancária podem ser alterados na Segurança Social Direta. Veja como fazer em cada caso. Só pode atualizar a morada na Segurança Social Direta quem não tem Cartão de Cidadão (ou seja, quem tiver ainda Bilhete de Identidade). Consulte mais abaixo neste artigo, o que fazer se tem Cartão de Cidadão. Se tem Bilhete de Identidade, vamos então mudar a morada. Para entrar na Segurança Social Direta pode usar o seu NISS (número de identificação da segurança social) e a palavra passe ou, em alternativa, fazer a autenticação com cartão de cidadão ou chave móvel digital.Passo 1: inicie sessão com os seus dados de entrada e clique em “Perfil”:Passo 2: dentro do menu “Perfil”, escolha “Dados pessoais”:Passo 3: clique em “Atualizar contactos”:Surgem-lhe os dados que tem registados na Segurança Social: dados do cidadão, dados de contacto e dados da morada.
  • nos dados da morada, pode alterar a morada fiscal e, também, se for o caso, a morada de estabelecimento;
  • nos dados de contacto pode alterar, na caixa respetiva, o endereço eletrónico, telemóvel e telefone.
Passo 4: clique na caixa “morada”, nos “Dados da morada”, visualize o que está registado e altere.Tome nota:
  • para alterar o endereço eletrónico ou telemóvel, abra a seta verde “Ações” (descendente) da caixa respetiva e clique em “alterar”, como mostramos na imagem anterior;
  • se pretender alterar o telefone, clique em “Novo contacto”, na caixa “Telefone”;
  • após alterar qualquer dado, grave na opção verde que lhe é fornecida;
  • aproveite e fidelize os contactos novos, clique na opção de fidelização (surge após introduzir e gravar os novos dados) e insira o código que lhe enviam por SMS/e-mail. Para inserir esse código tem de abrir a seta verde e selecionar a opção “inserir código”.

Alterar o IBAN / NIB em 3 passos

Entre na plataforma, em Segurança Social Direta, com os seus dados de acesso.Passo 1: abra a secção “Perfil” e, dentro do “Perfil”, escolha “Conta bancária”:Passo 2: se não tem uma conta bancária registada na Segurança Social, ou tem e quer alterar, clique em “Indicar nova conta”:Passo 3: insira os dígitos do IBAN e do código BIC/Swift da conta que quer associar à Segurança Social ou altere os dados da que já possui. E faça “Gravar”. O processo está concluído.

Ao alterar o IBAN, esta alteração será válida para todas as prestações que estiver, ou vier a receber.Tome nota:
  • o IBAN é um código bancário que começa por PT50 (código país), seguido de 21 algarismos (designado “número de identificação bancária” ou NIB) que encontra, por exemplo, num extrato bancário da sua conta.
  • o código BIC/SWIFT é um código associado ao banco e ao país. Conforme o banco da sua conta, ele poderá ou não ser automaticamente preenchido pelo sistema. Encontra este código num extrato da sua conta bancária.

Alterar a palavra-chave em 3 passos

Se pretende alterar a sua palavra-chave e tem os demais contactos pessoais atualizados, aceda à Segurança Social Direta, com os seus dados de acesso.Passo 1: escolha, dentro do “Perfil”, a opção “Conta de utilizador”:Passo 2: escolha a opção do lado esquerdo “Alterar palavra-chave”:Passo 3: defina a nova palavra-passe e, no final, clique na caixa verde “Alterar palavra-chave”. O processo está concluído.

Esquecimento ou perda da palavra-chave: o que fazer

Se não se recorda da sua palavra-passe pode fazer a autenticação gov.pt, ou seja, usando o seu cartão de cidadão (é necessário ter um leitor de CC) ou a chave móvel digital. Se, ainda assim, pretender pedir a recuperação da palavra-passe, saiba que:
  1. As validações de segurança são feitas para o e-mail ou número de telefone que forneceu quando se registou.
  2. Se não forneceu ou não estão atualizados os dados de e-mail e telefone, o código de verificação seguirá por carta para a sua morada.
  3. Se não tem a morada atualizada, comece por alterar a sua morada. No entanto, porque não se lembra da palavra-passe da Segurança Social, não pode atualizá-la na Segurança Social Direta. Comece por atualizar a morada fiscal no Portal das Finanças. Depois do processo concluído, a Segurança Social é automaticamente notificada da mudança de morada (não terá de fazer nada). Assim, já terá para onde enviar a nova palavra-passe.
Se todos os seus dados pessoais estão atualizados, aceda então à Segurança Social Direta. Logo no ecrã de acesso, clique em “Perdi a minha palavra-passe”:Depois, siga as indicações para obtenção de nova palavra-chave:Se entrar num círculo vicioso em que não consegue nem nova senha, nem atualizar os seus dados, terá um “nó complicado de desatar”. Mas há vida para além da internet e o melhor a fazer, por mais incómodo que seja, é deslocar-se pessoalmente a um serviço da Segurança Social. Leve os seus documentos e o Modelo MG 02-DGSS – Pedido de Alteração de Morada ou de Outros Elementos, devidamente preenchido e assinado.

Alterar a morada presencialmente num serviço da Segurança Social

Se não conseguir alterar a morada online, por qualquer motivo, pode sempre fazê-lo presencialmente num balcão da Segurança Social. Terá de entregar o Modelo MG 02 - DGSS, preenchido e assinado. Pode ainda enviar esse formulário preenchido ao Centro Distrital de Segurança Social, de preferência da área de residência, anexando os seguintes documentos:
  • fotocópia de documento de identificação civil válido ( bilhete de identidade, passaporte, ou, no caso de cidadão de nacionalidade estrangeira, cartão de cidadão estrangeiro ou título de residência);
  • fotocópia do Cartão de Identificação da Segurança Social (ou do Cartão de Pensionista, ou de documento onde conste o Número de Identificação da Segurança Social (NISS).

Como alterar a morada, se tem Cartão de Cidadão

Se tem Cartão de Cidadão, não pode alterar a morada na Segurança Social. Pode fazer a alteração online no portal “eportugal.gov”. Se preferir, pode sempre alterar a morada (caso tenha cartão de cidadão, ou BI) presencialmente, numa Loja do Cidadão ou num balcão do IRN (Instituto dos Registos e Notariado). O serviço é gratuito nos Espaços Cidadão e tem um custo de 3,00 € nos Balcões do IRN.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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